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quarta-feira, abril 8, 2020

4 dicas de exercícios para sedentários

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4 dicas de exercícios para sedentários
4 dicas de exercícios para sedentários – Foto: Bike Registrada

Você é sedentário mas gostaria de sair dessa vida e começar a praticar exercícios? Confira aqui uma série de dicas de exercícios para sedentários.

Com o avanço da tecnologia um problema vem ocorrendo cada vez mais.

Os empregos estão exigindo cada vez menos esforço físico e também exigindo que a pessoa passe cada vez mais tempo sentada.

Uma pouco disso ocorre pois parte do serviço que antes era ‘braçal’ agora pode ser feito por uma pessoa sentada atrás de um computador, por exemplo.

A tecnologia, em grande parte das vezes, vem para nos ajudar e facilitar a nossa vida. Porém com ela veio um dos grandes problemas desse século. O sedentarismo.

Antes as pessoas não precisavam ir até uma academia para se exercitar, por exemplo, pois o exercício era feito no dia a dia durante o trabalho.

Também era comum a pessoa ir apé ou de bicicleta para o emprego. Agora tudo se faz de carro, moto, Uber ou ônibus.

As pequenas coisas do dia a dia, que parecem não ter importância, mas que visto a longo prazo também facilitam o sedentarismo. Tais como:

  • Antes para mudar de canal da TV ou aumentar o volume, precisava se levantar do sofá e ir até o aparelho;
  • Antes baixar e subir o vidro do carro antes era feito na manivela;
  • Antes não eram todos os prédios que tinham elevador, era necessário subir e descer pelas escadas.

Esses são apenas 3 exemplos rápidos. Agora imagine você fazer esses pequenos exercícios várias vezes ao dia o quanto você ganhava de saúde e queimava de calorias.

Tudo isso contribui para o sedentarismo. Prova disso é que cada dia mais o número de pessoas sedentárias e obesas aumentam.

 

4 exercícios para sedentários

Se você quer sair dessa vida sedentária, talvez seja uma tarefa difícil de início.

Não é incomum que pessoas sedentárias paguem a mensalidade da academia e vão nela apenas duas ou três vezes e desistem.

O primeiro motivo é que se colocar em ‘movimento’ é uma atitude simples, mas se manter em movimento é bem mais complicado.

O segundo motivo é que você já começa, mesmo que bem de leve, uma série de exercícios grande, como:

  • Esteira;
  • Bicicleta;
  • Exercícios para cada grupo muscular.

Se combinarmos tudo isso com uma mudança de dieta acaba sendo uma mudança muito extrema e repentina. Por fim o seu cérebro simplesmente desiste.

Então o ideal é começar devagar, talvez em sua própria casa, para ‘entrar em movimento’ e aprender a gostar disso.

O ideal também é você procurar um médico para fazer alguns exames e ver se está tudo certo com você antes de começar a prática de exercícios.

Vamos apresentar ‘apenas’ 4 exercícios para dar o ‘start’ nessa sua nova vida para longe do sedentarismo.

Os 4 exercícios para sedentários são:

  1. Caminhada;
  2. Subir e descer escadas;
  3. Bicicleta;
  4. Dançar.

Abaixo falaremos de cada um desses exercícios.

 

1. Caminhada

O primeiro dos exercícios para sedentários é uma ‘simples’ caminhada.

Sim, é bem provável que o máximo de caminhada que você faça é ir até o mercadinho da esquina comprar alguma coisa.

Mas, mesmo que você caminhe mais que isso, a caminhada é a primeira opção para afastar o sedentarismo.

Você não precisa ter uma esteira em casa para fazer isso.

Pode começar caminhando na própria rua ou quadra da sua casa ou apartamento.

Nada muito exagerado, algo como 10 minutos de início, se a volta na quadra demorar menos que isso não tem problema. Com o tempo passe para duas, depois três voltas e assim por diante.

Se o local onde mora não é muito seguro você pode fazer isso dentro de casa mesmo.

O que você precisa é de uma ‘pista’ de caminhada. Pegue um corredor longo da sua casa ou apartamento e caminhe, indo e voltando nele.

Se o ambiente for pequeno, afaste um pouco os móveis e caminhe por dentro de casa, vá da sala para o quarto, do quarto para o banheiro, volte para a sala e assim por diante.

Só o que é necessário é que a caminhada não seja interrompida, por exemplo, por móveis ou portas fechadas.

 

2. Subir e descer escadas

Mora em apartamento ou casa com escadas? Tá ai uma aposta excelente de mais um dos exercícios para sedentários.

Abandone o elevador. Suba e desça do seu AP sempre pelas escadas.

Se seu apartamento ficar em um andar muito alto, não tem problema. Comece subindo ou descendo as escadas, coisa de dois ou três andares, depois pegue o elevador para os andares restantes.

Com o tempo vá aumentando a quantidade de andares feitos pela escada.

Se você estiver com sacolas isso não é desculpa para não usar as escadas.

Suba menos andares quando estiver com sacolas e depois pegue o elevador.

 

3. Bicicleta

Mesma coisa da caminhada, porém utilizando uma bicicleta pela sua vizinhança.

Não tem bicicleta ou a vizinhança é perigosa? Sem problemas.

Você pode encontrar bicicletas ergométricas novas por valores bem acessíveis (menos de 250 reais) e possibilidade de parcelar.

Daí você pode colocar a bicicleta na sua sala e pedalar enquanto vê uma série ou filme, sem nem perceber que está se exercitando.

 

4. Dançar

Algo que você pode fazer na sala de sua casa também. Existem muitos vídeos pela internet ensinando a dançar.

Se você não sabe dançar pode ser uma excelente oportunidade para praticar um exercício novo enquanto aprende uma nova atividade.

Existem inclusive jogos de celulares onde você dança e faz pontuações.

Uma forma bem lúdica de se exercitar enquanto se diverte.

 

Considerações finais

Portanto essas são apenas algumas dicas de exercícios para sedentários. Dentro da sua realidade você pode adaptá-los ou fazer algum exercício diferente.

Depois de um tempo você pode começar a mudar a sua alimentação para uma dieta mais balanceada e saudável.

Quando já estiver acostumado com os exercícios e já tiver tirado o sedentarismo de sua vida, busque coisas diferentes.

Talvez uma academia, com um profissional capacitado para suprir aquilo que você necessita e também um nutricionista.

No entanto lembre-se que esses exercícios são apenas para iniciar a sua mudança de vida. Para mudar ela em definitivo você precisa ir além deles.

 

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