Emagreça em casa! Faça exercícios com ou sem equipamentos

Muitos motivos tornam emagrecer uma necessidade ou um desejo. E, saiba que é possível que você emagreça em casa mesmo achando que não tem tempo ou dinheiro.

Os horários corridos, agendas lotadas e preços nem sempre acessíveis, academias e centros esportivos não costumam ser uma opção viável para a maioria das pessoas.

Isso se torna um agravante, quando as vidas corridas acabam obrigando as pessoas a consumirem alimentos calóricos e pouco saudáveis por serem alternativas mais rápidas.

Soluções práticas que, a longo prazo agravam severamente a saúde e estética.

Seja por orientações médicas ou por iniciativa própria, ter uma vida mais saudável e um corpo mais adequado aos padrões é um caminho que leva tempo e exige esforços.

Para boa parcela da população, buscar meios de se exercitar e emagrecer em casa vem se tornando cada vez mais comum, por praticidade e por ser uma forma mais barata.

E existem inúmeras técnicas e meios pelos quais você pode começar uma rotina de exercícios dentro de casa.

E não há desculpas pra não começar a treinar. Quem mora sozinho, com cônjuge ou família, todos podem participar.

Emagreça em casa

Se o seu objetivo não é só ter uma vida mais saudável, mas principalmente poder emagrecer, algumas coisas podem te ajudar.

1. Tenha uma dieta balanceada.

Uma dieta rica em minerais, vitaminas, proteínas e alimentos naturais podem fazer toda a diferença.

O que você come e deixa de comer possibilita seu corpo a começar uma nova rotina de exercícios e hábitos.

Emagreça em casa, começando com algumas dicas podem estabelecer o início de uma nova vida:

  • Reduza ou corte o álcool;

  • Elimine o refrigerante;

  • Evite consumir corantes;

  • Corte o açúcar ao máximo;

  • Evite alimentos processados;

  • Alimente-se de 3 em 3 horas;

  • Evite carboidratos durante a noite;

  • Prefira alimentos cozidos no vapor;

  • Busque sempre consumir todos os grupos alimentares.

E não se esqueça de consumir bastante água. Além de hidratar e manter o corpo saudável, ela ajuda a eliminar o excesso de gorduras e toxinas que seu organismo pode abrigar.

Não tem problema consumir um doce ou uma “besteirinha” de vez em quando, contudo esses itens não podem ser a base da sua alimentação.

Invista em alimentos termogênicos e emagreça em casa com mais facilidade:

  • Água gelada;

  • Gengibre;

  • Canela;

  • Pimenta;

  • Feijões;

  • Frutas ricas em vitamina C;

  • Hibisco;

  • Chá verde.

Esses alimentos aceleram o seu metabolismo e facilitam a queima de gordura, antes mesmo que você comece a sua rotina de exercícios.

Sucos detóx e chás para desinchar também podem ser bons aliados nessa luta.

E lembre-se: nunca ingira medicamentos, sem antes consultar um médico especialista!

      1. 2. Crie uma rotina de exercícios.

Para que você emagreça em casa de maneira eficiente, é necessário que esteja disposto a dedicar tempo e cuidado a esse projeto.

Estar em casa não pode ser um sinônimo para se acomodar e “empurrar com a barriga”.

Você pode (e deve) começar com calma.

A maioria dos especialistas afirma que 30 minutos diários, por pelo menos 5 vezes na semana, de exercícios moderados e/ou intensos já são o suficiente para começar a gerar resultados.

Não são necessárias grandes jornadas de crossfit para conseguir o corpo ideal. Contudo, disciplina se faz indispensável.

Incluir esse tempo em uma rotina, ajuda seu corpo a se acostumar mais rápido e a entrar no ritmo com maior fluidez.

Tenha um horário fixo todos os dias e saiba que aquele seu horário é dedicado exclusivamente para seus exercícios.

Isso evita com que você tenha pensamentos do tipo “mais tarde eu faço”, “deixa pra depois” ou “um pouco mais tarde não tem problema, né?” e acabe procrastinando e sabotando seus próprios resultados.

Se você mora com outras pessoas, deixe-os cientes para que não haja interrupções, ou até mesmo convide-os – esse processo é bem mais fácil quando temos companhia.

Separe também um ambiente que, durante aquele tempo, seja só usado para prática de exercícios.

Para facilitar, você pode deixar seus equipamentos e objetos nessa área.

Além de servir como incentivo, serve para te lembrar de praticar.

Tenha em mente que perder peso é um processo como qualquer outro e os resultados não aparecerão da noite pro dia.

É importante que haja perseverança e que você não se cobre além dos seus limites.

Respeite seu corpo e sua mente.

      1. 3. Estabeleça metas e visualize o futuro:

A maioria das pessoas se sente cobradas a ir a academia ou centros esportivos porque elas pagam por aquilo e querem sentir que seu dinheiro está valendo a pena.

Como citado, você pode desanimar com os exercícios em casa e ir procrastinando. Para que você emagreça em casa deve evitar ao máximo:

  • Pensar que não está dando certo, só porque os resultados ainda não chegaram;

  • Cobrar demais de si mesmo e desrespeitar todos os limites que seu corpo apresenta;

  • Se comparar com os outros – ainda mais, pessoas que já praticam há muito tempo;

  • Não se recompensar, pelo seu próprio esforço;

  • Desprezar as pequenas vitórias de cada avanço.

Crie pequenas metas diárias de tempo e esforço dos exercícios e dê a si mesmo uma recompensa ao final. Isso pode ser um episódio da sua série favorita ou uma limpeza facial relaxante.

Coloque metas a longo prazo.

  • Quantos quilos você tem? A quantos quilos quer chegar?

  • Quanto tempo eu tenho pra praticar?

  • O quanto eu quero evoluir em x meses?

  • Que tipo de exercícios eu quer conseguir fazer até o fim da minha meta?

Emagreça em casa usando equipamentos:

Se você tem a opção de utilizar equipamentos em casa, ou está pensando qual pode ser mais vantajoso para emagrecer em casa, vamos lá:

      1. Tatame ou colchonete:

Não são exatamente equipamentos para emagrecer, mas facilitam muito para quem quer começar a se exercitar.

Os tatames ou colchonetes podem auxiliar e deixar o ambiente mais confortável para práticas feitas no chão como abdominais, flexões e prancha.

O conforto nas atividades físicas não deve se limitar apenas a comodidade; ela é necessária por condições de saúde e bem-estar físico para evitar lesões e para evitar que as práticas deixem de ser prazerosas.

      1. Corda:

Pular corda vai além de uma simples brincadeira de criança.

O exercício, praticado por todos os tipos de atletas ao redor do mundo como corredores e boxeadores, ativa a circulação sanguínea, trabalha os músculos das pernas e braços, além de fazer suar – e muito.

Pra quem quer perder uns quilinhos, a corda é um equipamento certeiro.

Você não precisa ter um grande espaço pra guardá-la, muito menos na hora do treino. É algo leve, divertido e que é muito eficaz para todos os tipos de pessoas.

Apenas se certifique que não há objetos em volta que possam ser derrubados e que ninguém esteja passando em volta para não se atingido.

      1. Barra paralela de chão:

São duas pequenas barras que podem facilitar e potencializar exercícios como flexões e variações dos exercícios de prancha.

Elas existem de diversos tamanhos e formas: quadradas, retangulares, redondas, grandes ou pequenas. Encontre a que se adequá melhor ao seu peso e ao tamanho de suas mãos.

Antes de começar, certifique-se que as barras estão bem firmes ao chão e não estão sob alguma superfície escorregadia para evitar lesões.

      1. Elásticos:

Por exemplo, você pode usar os elásticos nas pernas, nos braços ou até mesmo no abdômen para queimar bastante calorias.

Contudo, o melhor de todos esses equipamentos, é que você não precisa de grandes espaços para utilizá-los.

Porém, é preciso ficar atento para não forçar demais os músculos com esse equipamento.

Emagreça em casa fazendo exercícios sem equipamentos.

Afinal, não é todo mundo que consegue ou quer utilizar equipamentos profissionais para emagrecer. Atualmente, existem ótimas soluções para quem optar não utilizar.

Qualquer um pode fazer, desde que tenha alguns cuidados.

Alguns exercícios, apesar de não precisarem de equipamento, por questões de saúde, roupas confortáveis e tênis são acessórios que se fazem indispensáveis.

Você pode começar sua rotina com:

      1. Flexão de braço

Esse exercício, que trabalha muito bem a linha de ombros, braços e peito, pode ser feito em qualquer área plana da casa e, além de fortalecer a musculatura, queima bastante calorias.

      1. Abdominais

Conhecido por muitos e amados por nem tantos, o abdominal é um treino que beneficia mais de uma parte do corpo.

A força necessária para realizar essa tarefa, é ótima para quem quer, não só perder uns quilinhos, mas para garantir que todo o corpo vá se manter firme e com uma boa aparência.

      1. Prancha

Mesmo sendo alvo de muitas brincadeiras como “fazer o tempo passar mais devagar” a prancha é um ótimo exercício que ajuda a melhorar a postura. Além disso, enrijece o abdômen e a lombar e melhora o equilíbrio além de fortalecer os braços e pernas.

      1. Polichinelo:

Todo mundo já fez polichinelos ao menos uma vez na vida; seja na educação física ou com o intuito de pagar prenda entre amigos.

Contudo, o exercício é eficaz para quem quer emagrecer e aumentar sua resistência.

A coordenação motora necessária e o esforço dos saltos é a parte onde o corpo começa a sentir a diferença.

A maneira como o exercício é feito pode sofrer algumas variações como agachamentos e alongamentos com os braços em diferentes posições, dependendo de quem ensina.

Porém, você pode ir avançando e mudando a prática conforme se sentir confortável.

      1. Dança:

Atualmente, centenas de canais no Youtube ensinam coreografias de danças de todos os estilos desde dança contemporânea até os passos mais recentes de funk ou k-pop. Sobretudo, a dança é um fator que auxilia muito a quem quer perder peso.

É divertido, qualquer um e qualquer idade pode praticar e você ainda pode escolher os seus estilos e artistas favoritos.

Porém, não precisa necessariamente serem estilos de danças aeróbicas como a zumba.

Toda dança é um bom exercício e todo exercício é seu aliado para que você emagreça em casa.

Afinal, você ainda pode aprender alguns passos pra se divertir em comemorações com amigos ou ensinar para crianças que morem com você (assim, os pequenos se exercitam, se divertem e ainda melhoram a coordenação motora).

Porém, se você se sente preparado e quiser sair do básico e está pensando em avançar no nível do seu desempenho, pode improvisar alguns equipamentos com coisas que todo mundo tem em casa.

      1. Sacos de arroz e feijão

Você pode utilizar sacos de alimentos (que estejam cheios) como substitutos para pesos nas pernas ou braços.

Eles podem estar soltos ou presos a cabos de madeira.

Por exemplo, com um pedaço de tecido ou fita adesiva, você pode prender os sacos nos calcanhares para potencializar alguns exercícios de pernas.

      1. Cadeiras

As cadeiras podem ser utilizadas como apoio para dois tipos de exercícios: agachamentos – de costas para a cadeira, apoie os braços nela e a use para impulsionar o corpo – ou exercícios de elevação de pernas, subindo na cadeira, um pé de cada vez e depois descendo e agachando logo em seguida.

Como opção, as cadeiras também podem facilitar abdominais. Deite-se de costas para o chão e apoie as pernas no assento antes de começar a elevação do tronco.

Porém, o essencial é que o assento da cadeira não seja mais alto do que a altura dos seus joelhos – independente se vai usá-la para treinar as pernas ou braços.

E, assim como as barras paralelas de chão, certifique-se que elas não estão sobre algo escorregadio para evitar lesões.

      1. Cabos de madeira

Esse é sem dúvidas o utensilio mais versátil da lista.

Afinal, todo mundo tem um cabo de vassoura, ou rodo velho em casa e ele pode servir para mais de um tipo de exercício.

Como dito acima, ele pode ser a barra para trabalhar com os pesos de saco de arroz/feijão.

Também podem servir para ajudar no equilíbrio e manter os membros retos durante algum exercício que exija elevação. Como, por exemplo, exercícios abdominais com levantamento de perna.

E, além disso, os cabos de madeira podem ser amplamente usados como “cajados” na intenção de facilitar para os iniciantes a manterem a postura correta.

Como, por exemplo, o distanciamento e a posição de pés, ombros e braços, dando assim maior eficácia aos exercícios.

Hoje em dia ter o corpo dos seus sonhos não precisa ser uma tortura ou ser uma luta desesperada onde você precisa gastar muito dinheiro.

Há diversas técnicas, equipamentos e maneiras de chegar ao seu corpo ideal.

Convenhamos que não tem desculpas para não começar a treinar, não é mesmo? Emagreça em casa agora mesmo!

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